Como boa leonina que sou, não curto muito a ideia de ser mais um em um milhão. Nada de extravagâncias (um ponto controverso do meu signo, eu sei), mas acredito que é aquele detalhe que faz toda a diferença, sabe?
E uma das coisas que eu acho que traz muita diferença na hora de produzir a fotografia para os meus clientes, além de entender um pouco a história de cada empreendedor, é entender quem é o seu cliente.
Claro que as fotos precisam agradar a quem me contrata, mas sei que isso não é suficiente. É preciso agradar quem consome do meu cliente. É preciso gerar uma identificação, uma conexão do cliente do meu cliente com a marca, produto e ideia.
Por isso, uma das coisas que sempre pergunto na reunião de alinhamento tem muito a ver com o cliente também. Entendendo um pouco melhor o público alvo, consigo pensar em formas de gerar essa conexão do público com o produto através da imagem. Ficou curiosa para saber as perguntas? coloquei aqui embaixo! 🙃
- Onde moram
- idade
- Gênero
- O que gostam de fazer
- Qual a forma de interação
- Quando que fazem os pedidos/consomem o produto (horário do dia ou atividade)
- Qual o produto mais pedido
- Há pedidos especiais ou solicitações extras?
E é surpreendente o número de pessoas que não conseguem responder a essas perguntas – seja porque não conseguiu parar para fazer essa pesquisa, seja porque nem nunca passou pela cabeça algo assim.
Não existe momento certo para começar: faça perguntas, tenha interesse em conhecer seu público, escute ativamente (não apenas elogios ou críticas), interaja em suas publicações… tudo que puder fazer para criar uma conexão e uma relação fará bem para o seu negócio (e terá muita informação para as fotos também) .
Um case que eu considero de um super sucesso é o da Cucurucho : eles conhecem tão bem o seu público que conseguiram criar produtos exclusivos (e incríveis!). E para a sessão de fotos, eles convidaram duas clientes que tinham tudo a ver com o seu público alvo e, como resultado, as fotos ficaram super personalizadas e conversavam super com seus clientes ✨
Então, te convido a colocar em prática esse teste de criar a conexão com seu cliente respondendo pelo menos 3 perguntas daquelas ali de cima. E não vale o “eu acho…”: pergunte e principalmente, escute atentamente a resposta. Me conta depois? 😉

Deixe um comentário